Volvo caminhões terá gama elétrica chegando em 2022
Assim como a Volvo carros, a Volvo caminhões também está se tornando elétrica
Os carros elétricos estão a aumentar e cada vez mais os fabricantes, para cumprir os novos parâmetros impostos a nível institucional, vão modificando a sua produção, orientando-a para uma gama eletrificada . No entanto, o caso dos caminhões é diferente: além de alguns experimentos, como Nikola ou Tesla's Semi , vendidos apenas nos EUA, e os caminhões a hidrogênio da Hyundai , as demais empresas do setor ainda estão fortemente ancoradas ao motor térmico. Exceto Volvo caminhões: a fabricante sueca , aliás, anunciou os Volvo caminhões elétrico, caminhões elétricos cujas pré-encomendas começarão em 2021.
Volvo caminhões elétrico: verdadeiro compromisso para reduzir as emissões
A Volvo caminhões trabalha há alguns anos na produção da linha Volvo caminhões elétrico, seus caminhões elétricos que ela anunciou entrarão em produção para a Europa em 2022 , enquanto os pedidos começarão no início do próximo ano. A empresa sueca, portanto, também se alinha com seu antigo parente Volvo Cars (a Volvo caminhões pertence ao grupo AB Volvo, não Geely ), também desde o ano passado empenhada na eletrificação de sua gama para conseguir vender 50% de seus carros completamente elétrico, e o restante meio híbrido. A Volvo caminhões tem um objetivo semelhante: eliminar completamente o uso de combustíveis fósseis até 2040.

Os caminhões que verão a conversão para elétricos são os modelos FH, FM e FMX, e por enquanto prometem uma faixa de uso regional, bastante adequada ao mercado europeu: até 300 km, dependendo da configuração das baterias, para um peso bruto total de até 44 toneladas.
Em comparação com a empresa que produz automóveis , no entanto, a decisão da Volvo caminhões elétrico é mais adequada e eficaz na redução das emissões de CO2. Na verdade, ao contrário dos carros elétricos, que muitas vezes são muito divertidos de dirigir, os caminhões elétricos certamente não têm o mesmo charme ou interesse nas pessoas: seu peso não lhes permitirá ter acelerações fenomenais, mesmo que possam ganhar energia da eletricidade. frenagem.

Caminhões elétricos, entretanto, são úteis e interessantes por outros motivos. os chamados “veículos pesados”, como caminhões, caminhões e ônibus , são responsáveis por 1/4 das emissões de CO2 de todo o transporte rodoviário na União Europeia. Daqui entendemos que é necessário, muito mais do que nos automóveis, reduzir a dependência deste setor dos combustíveis fósseis, sobretudo para atingir os objetivos europeus: uma redução de 15% até 2025 e de 30% a partir de 2030.
Volvo caminhões elétrico: o interesse das instituições
Conforme mencionado, a Volvo caminhões elétrico só chegará em 2022, ou seja, em cerca de um ano e meio. Mas o anúncio já despertou considerável interesse. Além disso, não são poucas as cidades da Europa que adotam soluções semelhantes , principalmente no que diz respeito aos camiões de uso urbano, como os camiões de lixo ou bombeiros . Por exemplo, Glasgow (a quinta maior cidade do Reino Unido) encomendou uma frota inteira de caminhões de lixo movidos a hidrogênio. E mesmo em Bolzano, já se sabe, os ônibus são movidos a hidrogênio.
0 Comentários: