Noticias
Loading...
Nikola foi classificada como a pior empresa do ano

Nikola foi classificada como a pior empresa do ano


Altas sangrentas e baixas esmagadoras marcam os primeiros seis meses de inicialização de caminhão elétrico





Os usuários do Yahoo finanças votaram na Nikola Corp. como a pior empresa do ano. E não foi perto.





A startup do caminhão elétrico a bateria e a célula de combustível recebeu cinco vezes mais votos - 15% de 1.582 respostas em uma pesquisa - do que a segunda colocada, que o Yahoo finanças não divulgou publicamente.





Apenas um dos cinco entrevistados disse acreditar que Nikola pode se recuperar.





A conquista nada auspiciosa une Nikola à Boeing Aerospace Co. ( NYSE: BA ), que foi eleita a pior empresa de 2019 e General Electric Co. ( NYSE: GE ), que foi eleita a pior de 2018.





Nikola tornou-se público em junho por meio de uma fusão reversa com a empresa de aquisição de propósito específico (SPAC). Nikola está construindo protótipos de caminhão elétrico classe 8 a bateria na Alemanha com o parceiro de joint venture Iveco, uma subsidiária do investidor CNH Industrial NV ( NYSE: CNHI ).





Como uma empresa de “pré-receita”, Nikola ainda não vende nada. Ela perdeu US $ 117 milhões no terceiro trimestre.





Nikola planeja construir caminhões movidos a célula de combustível de hidrogênio em 2023 em uma nova fábrica em construção em Coolidge, Arizona. Mas, primeiro, ela importará versões equipadas do caminhão movido a bateria para montagem no Arizona no próximo ano.





Também está planejando o primeiro de uma rede de 700 postos de combustível de hidrogênio , cada um custando US $ 17 milhões. O modelo de negócios de Nikola é alugar os caminhões, manutenção e combustível de hidrogênio em contratos de sete anos por um preço fixo.





Esses são os planos com os quais Nikola está comprometido agora.





Ascensão rápida, queda constante






A empresa avaliada em US $ 3,3 bilhões antes da fusão saiu correndo do portão. O preço de suas ações disparou de US $ 30 para mais de US $ 93 uma semana após a abertura do capital. Então, começou um declínio lento, mas constante, sem alguns grandes saltos com base em negócios.





Mas, nos meses que se seguiram à sua estreia pública, o fundador e ex-presidente executivo Milton fez um grande alarde sobre uma picape elétrica voltada para o consumidor chamada Badger. Milton imaginou o Badger como um concorrente do CyberTruck da Tesla, um design polarizador que, no entanto, atraiu o interesse de centenas de milhares de compradores em potencial.





Embora nunca visto como mais do que uma imagem de computador, Milton conseguiu que a General Motors Co. ( NYSE: GM ) concordasse em construir um acordo de 8 de setembro, pelo qual a GM ficaria com 11% das ações da Nikola. A montadora também forneceria suas baterias e pilhas de células de combustível Hydrotec para os caminhões Classe 8 de Nikola. As ações da Nikola dispararam 48% com as notícias.





Morte de um acordo
O negócio durou efetivamente dois dias.





Em 10 de setembro, publicou um relatório contundente de 67 páginas alegando que Nikola, e Milton especificamente, cometeram fraude e mentiram sobre a tecnologia da empresa. Entre as alegações estava a alegação de que um de seus caminhões em um vídeo não estava dirigindo, mas na verdade rolando em uma ladeira.





Depois de estender as negociações além da data de fechamento anunciada em 30 de setembro, a GM acabou recuando, concordando apenas com um memorando de entendimento não vinculativo pelo qual Nikola poderia comprar células de combustível GM. As ações caíram 25%.





Quando isso aconteceu em 30 de novembro, Milton estava fora de cena. Ele renunciou em 21 de setembro como presidente executivo e as ações caíram 30%. Milton desistiu de seu assento no conselho, mas continua sendo o maior acionista de Nikola. O relatório levou a intimações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e da Comissão de Valores Mobiliários de Milton e atuais executivos de Nikola.





Os bilhões de Milton ameaçados






Em 1º de dezembro, expirou o bloqueio de 161 milhões de ações adquiridas pelos primeiros investidores. O fornecedor automotivo Robert Bosch vendeu 4 milhões de ações, desencadeando um processo de Nikola na SEC porque a propriedade da Bosch caiu para menos de 5%. As ações caíram mais 14%.





Milton vendeu cerca de 3,2 milhões de ações, retendo cerca de 88 milhões de ações. A Bloomberg informou que um porta-voz de Milton disse que o fundador planeja permanecer o maior acionista de Nikola.





Milton quebrou a lista de 400 bilionários da Forbes em setembro com um patrimônio líquido de US $ 5,5 bilhões. Com a queda do preço das ações de Nikola, seu patrimônio líquido agora é de cerca de US $ 1,7 bilhão. Se as ações caírem abaixo de US $ 11,36 cada, ele estaria fora do clube dos bilionários.





Nikola não quis comentar sobre a designação do Yahoo finanças além de apontar para um cronograma de marcos que a empresa estabeleceu até 2023.


0 Comentários: