Esquema do 4° eixo é revelado no fantástico
O programa da Rede Globo, fantástico, teve com exclusividade acesso de uma investigação que revela como transportadoras e caminhoneiros estão aumentando a capacidade de carga dos caminhões, dessa maneira, burlando a segurança exigida por norma. Taís modificações tem a capacidade de colocar em risco a vida dos condutores e os passageiros que circulam pelas rodovias do Brasil. De acordo com o Denatran, transitar com o 4º eixo no implemento é considerado infração de nível grave, o condutor poderá ser multado e o caminhão deve ficar retido para regularização.
Cerca de 20 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público, contudo, cinco dentre elas foram presas. Cinco servidores do Detran do estado de São Paulo estão sendo investigado, a fim de facilitar ilegalmente a liberação da documentação. O Detran informou que com base nessas informações vai realizar uma auditoria, a fim de mapear todos os documentos dessa natureza que foram emitidos de forma ilegal.
De acordo com a reportagem do fantástico, dentre os cinco presos estão Orlando e Bruna. O advogado Luciano Menezes Molina que representa a defesa do Orlando, afirmou que o homem apenas orientava os caminhoneiros que tinham a intenção de realizar a modificação acrescentando mais um eixo. Então o Orlando havia apenas realizando um serviço social, na qual auxiliava os caminhoneiros que estavam necessitando inserir mais um eixo na carreta, para que então aumentasse a capacidade de carga ficando dentro da legislação vigente.
Conforme o advogado que representa a Bruna, Maicon Trida Galvão, afirmou que as acusações contra a sua cliente não são verdadeiras. Completou informando que a Bruna trabalhava de carteira assinada, ou seja, era apenas uma assalariada que cumpria as ordens da empresa.
Por sua vez, o dono da empresa Paulo Nerceu Conrado, afirmou que qualquer informação de irregularidade na operação da sua empresa, não tem veracidade. O empresário ainda afirmou que todos os laudos que foram emitidos da sua empresa estão dentro das normas. Contudo, a sua empresa não realizou nenhuma atividade escondida, todas as modificações estão dentro da norma e possui a filmagens dos procedimentos realizados.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) informou em nota que após o conhecimento dessa prática, suspendeu o contrato com a inspeção no estado do paraná.
0 Comentários: