DNIT aplica soluções de engenharia na duplicação da BR 470/SC
Para execução das obras de duplicação da BR-470/SC, uma série de soluções de engenharia vem sendo aplicadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Em três trechos da rodovia, entre o km 20 e o km 22, no município de Ilhota, está sendo adotado o sistema de fundação Ringtrac – espécie de colunas de areia para estabilização do solo.
Esta obra de geotécnica para estabilização da pista é utilizada quando o solo não apresenta suporte necessário para a pavimentação ou onde já ocorreram rompimentos do solo existente. Assim, um tubo é cravado no solo, forrado com um tecido altamente resistente e preenchido com areia. Depois, o tubo é removido, dando forma a uma estaca de areia, que reforça o aterro, auxiliando na distribuição das cargas.
A estrutura montada distribui as cargas do aterro até o solo mais resistente, além de conduzir as águas do lençol freático das chuvas, melhorando o solo existente. Dessa forma, o DNIT adota na duplicação da BR-470/SC este procedimento considerado uma alternativa interessante para ajudar a minimizar os impactos de adensamento do solo, problema bastante comum na região.
Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT
0 Comentários: