Traton da VW para construir fábrica de caminhões na China
A carcaça da cabine do motorista é transportada ao longo da linha de produção da fábrica da Scania
A Traton SE está intensificando os planos de expansão na China depois que a divisão de caminhões da Volkswagen AG fechou um acordo para adquirir a Navistar International Corp. para aumentar sua presença na América do Norte.
A marca sueca Scania construirá uma unidade de produção de sua propriedade em Rugao, ao norte de Xangai, para fazer caminhões a partir do início de 2022 e planeja adicionar operações locais de pesquisa e desenvolvimento em um estágio posterior, disse a Traton em 24 de novembro em um comunicado. Os detalhes financeiros não foram divulgados.
A Traton quer aumentar sua presença global em todos os principais mercados e “a construção de uma fábrica da Scania na China moverá todo o grupo um passo mais perto de atingir esse objetivo”, disse o CEO Matthias Gruendler em comunicado.
O crescimento na Ásia e na América do Norte é crítico para a Traton reduzir sua dependência das vendas na Europa e enfrentar os líderes globais do setor Daimler AG e Volvo AB. As operações da Traton incluem as marcas Scania e MAN e uma operação menor no Brasil especializada em veículos comerciais para mercados emergentes.
Traton disse que o projeto da fábrica da Scania segue a aquisição da Nantong Gaokai Auto Manufacturing Ltd., uma empresa chinesa que atende aos requisitos de licença locais. “O objetivo não é apenas fazer da China nossa terceira etapa industrial, mas também criar um centro regional de vendas para outros mercados asiáticos”, disse o presidente da Scania, Henrik Henriksson.
A China é o maior mercado de veículos comerciais do mundo em vendas unitárias, respondendo por cerca de 40% das entregas globais. É dominado por fabricantes nacionais, mas a demanda por caminhões maiores e tecnologicamente sofisticados de produtores estrangeiros tem aumentado.
A unidade MAN da Traton detém 25% mais uma participação na fabricante de caminhões chinesa Sinotruk. Os dois fabricantes trabalham juntos desde 2009 e anunciaram um plano há dois anos para ampliar sua cooperação por meio de uma joint venture para fazer caminhões pesados na China e explorar outras iniciativas.
0 Comentários: