Traton adquire caminhões da Navistar em acordo de fusão bilionário
Navistar adquirida em acordo de fusão de US $ 3,7 bilhões
A Traton, subsidiária de caminhões da Volkswagen, fechou recentemente um acordo pelas ações em circulação da Navistar International, com sede nos Estados Unidos, em um negócio avaliado em US $ 3,7 bilhões. Embora a empresa possuísse 16,7% da Navistar antes da fusão, isso cimenta firmemente a empresa sob o guarda-chuva, incluindo as marcas europeias MAN e Scania.
As duas empresas conversaram por semanas sobre o preço, antes de decidirem por US $ 44,50 por ação sobre o restante das ações. Da forma como está, a Volkswagen não tinha anteriormente acesso ao mercado norte-americano. MAN, Scania e as próprias marcas de caminhões da VW confiam na Europa e na América Latina para seus lucros. No entanto, trazer a Navistar adiciona caminhões internacionais à programação, um player importante no mercado de caminhões pesados e ônibus.
Um jogador sediado nos EUA permaneceu
Os dois maiores acionistas da Navistar, o bilionário Carl e a MHR Fund Management, votaram a favor da transação. Com a fusão, porém, outro fabricante de caminhões americano deixa de ser propriedade nacional. Na verdade, marcas como Freightliner , Western Star , Detroit Diesel e Thomas Built ônibus estão sob a responsabilidade da Daimler AG, com sede em Stuttgart. A Mack caminhões tornou-se uma subsidiária da Volvo em 2000. É importante notar, porém, que todos esses veículos ainda são fabricados nos Estados Unidos.
Com a Navistar se dobrando na Traton, o único fabricante de caminhões pesados de propriedade integral de americanos que restou é a PACCAR. Entrando no mercado de caminhões em 1945 com a compra da Kenworth, a empresa (que também possui a Peterbilt) é uma das maiores fabricantes do mundo.
0 Comentários: